sábado, 1 de novembro de 2014

Como andar de longboard PT2

 
1 Pratique mover-se para a frente. Deixe seu pé de apoio sobre a prancha e tome impulso com o outro pé, ou deixe os dois pés sobre o bordo e use qualquer apoio para se lançar para frente (como a parede, por exemplo). Tente manter seu corpo relaxado e seguro quando você empurrar. Se o seu corpo estiver muito tencionado ao tomar impulso, será bem mais difícil manter o equilíbrio.
  • Se você quiser usar o pé da frente para empurrar e ganhar impulso, não há problema algum. Apesar da maioria dos skatistas de longboard não terem este costume, ele é chamado de "mongo" e alguns praticantes andam sim desta forma. Muito porém, trata-se de uma excessão muito específica à regra. Aconselho que você simplesmente tome como mais importante fazer aquilo que lhe deixará mais confortável, não aquilo que as pessoas mais fizerem ou o que for mais “estiloso”;
  • Depois que pegar o jeito, acelere as coisas tomando impulsos mais fortes. Você verá que, depois de ter chegado a uma certa velocidade, um bom impulso irá manter seu longboard em movimento por um bom tempo.
  • 2 Pratique curvas em seu longboard. Você precisa praticar suas curvas se você quiser andar bem. Virar é bastante fácil: tudo que você tem a fazer é pressionar com os pés um lado da prancha, apoiando seu peso na direção que você pretende virar:
  • Curvas “para dentro” (ou "Heel edge carving", em inglês): para fazer curvas para dentro, pressione seus calcanhares para baixo e gentilmente incline o seu corpo de forma equilibrada na direção da curva. Pessoas destras para o skate e que treinam este movimento, fazem uma curva para a esquerda.
  • Curvas “para fora” (ou "Toe edge carving", em inglês): para fazer curvas para fora, pressione a meia ponta de seus pés para baixo e gentilmente incline o seu corpo de forma equilibrada na direção da curva. Pessoas destras para o skate e que treinam este movimento, fazem uma curva para a direita.
  •  3 Aprenda a freiar ou atenuar a velocidade de seu longboard. Freiar com os pés, arrastando a sola do sapato no chão, é provavelmente a maneira mais confiável para parar ou abrandar a velocidade de seu skate. Esta forma funciona melhor a partir do momento que o skate perde a inércia do impulso, e naturalmente diminui sua velocidade. Existem, porém, outras maneiras para você parar ou diminuir a velocidade, principalmente quando estiver descendo uma ladeira, tais como:
  • Usando curvas: serpentar com seu longboard morro abaixo, inclinando-se de lado a lado rapidamente, vai auxiliar bastante a reduzir a velocidade;
  • Usando o atrito com o ar: se você estiver andando em alta velocidade, simplesmente levantar a silhueta e abrir os braços em forma de cruz vai fazer com que a força contrária do ar reduza consideravelmente sua velocidade.
  • 4 Pratique o slide depois de adquirir alguma experiência. Se você sentir que tem experiência suficiente, aprenda o slide. Esta manobra é feita em movimento, ao atritar as rodas da prancha lateralmente com o solo, deslizando e freando ao mesmo tempo. Há várias formas de fazer o slide: você pode simplesmente ficar em pé, movendo o skate de forma que a prancha “ande de lado”, e depois reassumindo a direção normal, ou - com o auxílio de luvas - você pode se curvar em direção ao solo (voltando-se para o lado de dentro da curva), e realizar a manobra apoiando-se com as duas mãos no chão: desta forma seu percurso vai descrever um meio círculo e você vai parar por completo. Para fazer o slide:
  • Depois de usar seu pé de trás para lateralizar a prancha, desloque o seu corpo levemente para trás, de forma que a prancha seja pressionada com seu peso para frente;
  • Flexione os joelhos para ganhar estabilidade;
  • Aplique uma pressão gradual para parar, se você quiser. Com um pouco mais de habilidade, você pode reassumir a posição normal, e continuar andando normalmente;
  • Se você for fazer o slide com suas luvas, use a palma protegida das mãos. Você pode também, se quiser, reforçar sua luva com algum tecido ou anteparo.
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário